quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Dicas - Desenhando no computador

Os pais que o digam: a garotada hoje parece que já nasceu conectada no mundo digital. Cada vez mais cedo, as crianças aprendem a usar o computador com uma facilidade impressionante. Para nós, desenhistas, o computador pode ser uma ferramenta poderosa: torna o trabalho mais rápido, permite simular recursos de muitos materiais tradicionais, facilita na hora de divulgar o trabalho na internet e, de quebra, ainda evita alguns "acidentes" (como derramar suco de uva sobre uma página quase terminada... *_*).

Então, para os pais dos pequenos desenhistas que gostam de se aventurar rabiscando não só no papel, mas também na tela, preparamos algumas dicas fundamentais:

a) Mesa digitalizadora - é uma espécie de pad que vem com uma caneta especial chamada stylus: o movimento feito com a caneta sobre o pad controla o cursor na tela do computador. Alguns modelos são sensíveis também ao toque dos dedos. Outros, mais avançados (e bem, bem mais caros), têm monitores próprios para se desenhar diretamente sobre a tela. Para quem está começando, recomendamos os modelos mais simples, como a Bamboo, da Wacom.



b) Programas gráficos - é necessário ter um software especializado para desenhar usando o computador. O Paint, que já vem instalado na maioria das versões do Windows, pode trazer resultados bem legais para desenhos bidimensionais dos pequenos de até 8 ou 9 anos. Para os pré-adolescentes (10 anos em diante), uma excelente opção é o Sketchbook Pro da Autodesk, que tem ferramentas e interface gráfica fáceis de usar, além de recursos que permitem explorar a riqueza dos desenhos mais realistas. Muitos desenhistas profissionais usam-no junto com outros softwares também consagrados, como o Adobe Photoshop e o Corel Painter - mas esses são bem avançados e exigem mais tempo de aprendizado.















c) Tablets e smartphones - existem diversos aplicativos para se desenhar com esses dispositivos móveis - inclusive o próprio Sketchbook Pro, mencionado acima. Alguns apps são gratuitos, porém limitados; outros possibilitam mais recursos por um valor razoável. Vale a pena passar algum tempo pesquisando nas app stores (lojas de aplicativos). Seja em um tablet ou em um smartphone, é possível desenhar com o dedo mesmo, ou, alternativamente, usar uma caneta stylus própria para as telas touchscreen.












Mas, nessa onda de desenhar na tela, é bom também lembrar algumas coisas importantes:

a) O computador é ótimo, mas é só uma ferramenta - ele não faz o trabalho sozinho. A habilidade do desenhista é o que verdadeiramente importa quando se trata de desenho no computador. Então, estudo e treino sempre!

b) Não é porque você usa o computador que deve abandonar o lápis e o papel - os materiais tradicionais, como lápis, canetas e pincéis, ainda são largamente usados por muitos dos melhores profissionais de desenho do mundo inteiro. Uma boa dica é combinar as duas coisas: começar um desenho no papel e digitalizá-lo (coma ajuda de um scanner ou uma câmera digital) para finalizar no computador; ou ainda montar um layout digital, imprimir e usá-lo como referência para um desenho com meios analógicos.

c) Cuidado com muito tempo de frente para a tela - não é saudável passar muito tempo ao computador, seja desenhando ou fazendo qualquer outra coisa. É muito bom fazer pequenas pausas a cada 1 ou 2 horas para descansar os olhos e relaxar. Se você costuma esquecer do tempo quando usa o computador, coloque um alarme para lhe lembrar a hora de parar um pouco.

Esperamos que essas dicas possam ajudar os pais a tornar as horas de computador dos seus filhos mais produtivas por meio do desenho! Se tiver dúvidas ou quiser mais informações, deixe seu comentário ou envie-nos um e-mail: kids@oficinadedesenho.net :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário