sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Materiais: lápis para desenho

Pra quem quer desenhar, não faltam opções de materiais disponíveis no mercado. Mas todo bom desenhista deve conhecer as alternativas para escolher bem. Então, resolvemos dar uma força criando uma série de postagens com informações úteis sobre os materiais mais populares entre os desenhistas. A postagem de hoje é a primeira: começamos falando sobre lápis para desenho.

O lápis é o mais popular instrumento para desenho. Geralmente, é feito de uma mina de grafite revestida com madeira. A maioria dos lápis possui uma notação no lado oposto da ponta, você já reparou? Esse código indica o tipo de grafite (1) que compõe o lápis.















A notação nos lápis varia em uma escala que vai de 9B a 9H. Os da série B são chamados de lápis macios e permitem um traço mais grosso e escuro. Já os da série H são os lápis duros, que permitem um traço bem fino e clarinho.











Os lápis macios são muito usados no desenho artístico. Os de maior numeração são ótimos para fazer efeitos de luz e sombra com a técnica do esfumado.Por outro lado, podem causar borrões no papel, pois soltam bastante pó de grafite durante o traçado. Então, um pouco de treino é bom até se acostumar!

Os lápis duros são usados em desenhos de maior precisão, como o desenho técnico, geométrico ou arquitetônico. Por terem a ponta rígida, podem deixar marcas no papel que não vão sumir com a borracha; é preciso ter um bom controle da mão!

Uma boa opção para qualquer tipo de desenho é o lápis HB, que é intermediário. Também funcionam muito bem os lápis B e 2B, que já são um pouco mais macios, mas ainda mantêm uma dureza confortável.

Além dos lápis, você pode encontrar também as minas de grafite sem madeira, que também seguem a mesma notação para indicar o grau de dureza.


Uma mina de grafite 2B. Igual a um lápis,
mas sem madeira.





Outra coisa que ajuda muito na hora de escolher o material é testar, experimentar. Aos poucos e com o uso constante, cada desenhista vai descobrindo quais são seus materiais preferidos.

Agora, uma coisa é certa: ter bons materiais é ótimo, mas desenhista de verdade desenha com qualquer coisa. Até com gravetinho na areia. :D


Nota: (1) O que chamamos de grafite é, na verdade, uma mistura de grafite, argila e outros componentes. Os lápis duros possuem mais argila em sua composição, ao contrário dos lápis macios, que, por terem menos argila, soltam mais pó sobre o papel, tornando o traçado mais escuro e "borrável".


Nenhum comentário:

Postar um comentário